Feijão-carioca
A despeito do nome, o feijão-carioca é paulista. Nasceu em 1969 numa fazenda em Campins, pelas mãos de técnicos do Instituto AGronômico de São Paulo. Assim foi batizado, dizem, por causa do porco carioa, um tipo de suíno com a pelagem pintada, semelhante ao novo grão. Paulista ou carioca, o fato é que essa variedade de feijão se tornou a mais consumida no Brasil, responsável por nada menos que 70% da produção nacional, hoje em torno de 3milhoões de toneladas. O sucesso deste que é o caçula dos feijões se deve à resistència e a produtividade, incomparável em relação aos outros tipos. Além de mais fortes, os pés de feijão-carioca rendem grãos o ano todo, duas vezes mais que a média.
Fonte.
Revista A Gosto.
Receita de Feijão. (4 porções).
1 1/2 xícara de feijão-carioca
1/2 cebola picada
2 colheres de sopa de bacon picado
1 folha de louro
sal
Escolha o feijão e deixe-o de molho em água morna por 1 hora. Escorra toda a água. leve o feijão à panela de pressão coberto com água, junte o louro e cozinhe por 25 minutos, após pegar pressão. Retire a pressão da panela, abra-a e volte ao fogo para ferver aberta, para engrossar o caldo. Se necessário acrescente água aos poucos. Enquanto isso, em uma frigideira, doure o bacon com um fio de óleo de milho, junte a cebola e refogue bem.Junte o refogado ao feijão, acerte o sal e ferva só até o caldo estar suficientemente encorpado.
Receita arroz branco ( 4 porções)
1 xícara de arroz
3 colheres de sopa de óleo de milho.
2 colheres de sopa de cebola ralada
2 galhos de tomilho fresco
1 colher de chá de sal
Lave bem o arroz em água corrente. Escorra e deixe secar bem. Em uma panela, aqueça o óleo e doure a cebola levemente. Junte o arroz e frite até começar a dourar e secar.
Junte duas xícaras de água morna e o sal, aumente o fogo até levantar fervura. Diminua o fogo e mantenha a panela semi-tampada até quase secar a água. No final, tampe por 5 minutos, desligue o fogo e deixe descansar por mais 20 minutos antes de servir para que o arroz seque e fique bem soltinho.
Fonte.
Livro Carlota. Balaio de sabores