O prazer de comer cru. Aposte no ceviche. Típico da culinária andina, o prato de peixe fresco é fácil de preparar, tem poucas calorias e muita proteína.

03-01-2012 12:30

Aos pés da mais extensa cordilheira de montanhas do mundo estão os povos andinos, donos de uma gastronomia bem peculiar e sabororosa. O ceviche é uma tradição entre eles, receita à base de peixe cru que chegou por aqui conquistou a mesa dos brasileiros. Não foi só o paladar exótico que fez com que ele caísse no nosso gosto, mas também seus nutrientes e benefícios à saúde. Sem falar no barato de preparar a receita - rápida, fácil, prática e versátil, que pode combinar diferentes sabores - para os amigos, a parceira, a família. E a lista de vantagens não para por aí. Ideal para a temporada de calor, oceviche é consumido frio, elaborado com ingredientes frescos, leves e de poucas calorias. O cozimento dos alimentos se dá por meio do suco de limão.Mais: você ainda turbina os músculos com uma injeção proteínas, presente nos pescadpos. O nutriente, com baixo teor de gordura saturada, também sacia por mais tempo, evitando que você se acabe nos petiscos ou exagere na próxima refeição. Além disso, sua digestão é muito fácil, o que deixa a comida pesando  no estômago por horas. Cofira as receitas que quatro chefs de restaurantes especializados prepararam e faça delas sua grande sacada nesta temporada.

 

CEVICHE MISTO DE PEIXE E FRUTOS DO MAR.

Por Dylan koishi, do restaurante Killa, em São Paulo.

Serve 4 pessoas

220 calorias por porção

Tempo de preparo de 20 minutos

Ingredientes 3 filés de robalo em cubos, 8 camarões médios limpos e cozidos, 2 tentáculos de polvo cozidos e cortados em rodelas, 12 mexilhões cozidos, 8 lulas cozidas e cortadas em anéis, 1 xícara de suco de limão e 1/2 xícara de suco de laranja, 4 cubos de gelo, 2 pimentas dedo-de-moça picadas, 1 dente de alho picado, 1 colher (chá) de gengibre ralado, 1 cebola roxa fatiada, 1 colher ( sopa) de coentro picado e sal a gosto. Modo de preparo Em uma vasilha misture todos os ingredientes. Quando já estiver bem resfriado, descarte as pedras de gelo e sirva em um prato fundo.

 

TIRADITO ASTRIDY Y GASTON

Por Simone Bert, do restaurante Wanchako, de Maceió.

Serve 1 pessoa

Calorias 300

Tempo de preparo de 25 minutos

Ingredientes 1 filé grande de robalo fatiado tipo sashimi, 3 camarões cozidos (sem cabeça e sem casca), Pasta de polvo ( 50g de polvo cozido e batido no liquidificador com uma batata cozida e cortadas em cubos, 1 colher de maionese sem sal), 1 cebola roxa em rodelas bem finas e curtidas em 1 colher (sopa) de óleo, 1/2 xícara de vinagre e sal a gosto. Modo de preparo Coloque a pasta de polvo no centro do prato. Disponha as lâminas de robalo ao redor e posicione os camarões em cima do creme. No topo enfeite com a cebola. Jogue um pouco do caldo nas fatias de peixe e regue tudo com azeite. Sirva.

Caldo para o Tiradito

2 limões espremidos, 1 colher (café) de sal, 1/2 laranja espremida, 1 colher (café) de pimenta tabasco e 1 colher (café) de coentro picado. Modo de preparo  Em uma vasilha, misture bem todos os ingredientes. Junte as fatias de robalo e deixe marinando por 5 minutos. Retire o peixe e reserve.

 

CEVICHE CLÁSSICO

Por Dagoberto Torres, do restaurante Suri, em São Paulo

Serve 1 pessoa

Calorias 229

Tempo de preparo de 15 minutos

Ingredientes 1 filé de corvina médio(160g), 3 colheres (sopa) de suco de limão, 1/2 cebola roxa cortada bem fina pelo comprimento, 1 colher (sopa) de milho cozido 1/4 de pimenta dedo-de-moça picada e 1/2 batata- doce. Modo de preparo Corte as batatas em bastão, cozinhe e reserve. Pique a corvina em cubos grandes, coloque em uma vasilha e adicione o sal, a pimenta e o limão. Mexa tudo e acrescente a cebola e o milho. Coloque a batata-doce e finalize com coentro.

 

O DRINQUE QUE CAI BEM COM SEU CEVICHE

O pisco sour está para os peruanos como a caipirinha está para os brasileiros. Além de ser tradicional entre o povo andino, a bebida é a mais indicada para acopanhar este prato. " assim como o ceviche, o pisco é bem refrescante por ser a base de limão". "Também é possível variar a receita original usando frutas ácidas como maracujá e uvas".

Ingredientes 1/2 xícara de pisco, 2 limões espremidos, 2 colheres (sopa) de xarope de açucar* e 1 clara de ovo. Modo de preparo Coloque em uma coqueteleira todos os ingredientes e mexa bem. Sirva em um como previamente resfriado e finalize com três gotas angostura. Acrescente gelo se preferir.

* Xarope de açucar

Ingredientes 4 colheres (sopa) de açucar refinado, 4 colheres (sopa) de água. Modo de preparo Ponha tudo na panela, leve ao fogo baixo e mexa até diluir o açucar. desligue e deixe esfriar.